ALIMENTOS PARA SEU CICLO MENSTRUAL

Seus hormônios flutuam ao longo do mês e certos alimentos + nutrientes sustentam cada uma das 4 fases. É claro que esses alimentos são ótimos para incluir a qualquer momento, mas aqui está uma análise de como eles suportam o seu ciclo:

🌹MENSTRUAL: seus hormônios estrogênio e progesterona caem e você perde o revestimento uterino (seu período menstrual). Você pode gravitar em torno de alimentos mais básicos, como sopas, ensopados e alimentos ricos em proteína, como carne vermelha e frutos do mar ajudam a reabastecer os estoques de zinco, ferro e iodo. Fazer uma pausa na cafeína ou nas opções com menos cafeína pode ser útil para se alinhar com a energia mais repousante e restauradora desta fase. Inclua 1 colher de sopa de cada uma das sementes de abóbora + linhaça moída para manter os níveis saudáveis ​​de estrogênio, pois os hormônios começam a aumentar no final da menstruação.

🌸FOLICULAR: o estrogênio começa a aumentar quando a menstruação termina e o corpo começa a se preparar para a ovulação no meio do ciclo. Inclua ovos (bom para apoiar a qualidade do óvulo). Reabasteça as reservas de ferro com folhas verdes e vitamina C para aumentar a absorção (frutas cítricas) e proteínas magras. Os vegetais fermentados ajudam a equilibrar as bactérias intestinais. Continue incluindo 1 colher de sopa de cada uma das sementes de abóbora + linhaça moída.

🌺OVULAÇÃO: a progesterona sobe logo após a ovulação, você provavelmente tem mais energia nessa época. Inclua frutas cruas, vegetais para obter fibras ideais e grãos mais leves como quinua. Inclua peixes como salmão / atum para o ômega-3 (também útil na fase lútea para aliviar as cólicas menstruais) e proteínas magras. Para o ciclo de sementes, inclua 1 colher de sopa de cada semente de girassol + sementes de gergelim moídas (tahine).

🌼LUTEAL: Os hormônios começam a diminuir. A sensibilidade à insulina diminui, o que significa que é extremamente importante manter o açúcar no sangue equilibrado. Raízes e vegetais ricos em amido. Folhas verdes para vitaminas B e frutos do mar para começar a repor os níveis de zinco, ferro e iodo perdidos durante a menstruação. O chá de hortelã-pimenta ajuda no inchaço e na retenção de líquidos. Inclua 1 colher de sopa de cada uma de sementes de girassol + sementes de gergelim moídas (tahini) para obter gorduras saudáveis ​​e equilíbrio hormonal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.